Eventos

29 Nov. 2018

Embora subdiagnosticada, a vestibulopatia bilateral é uma patologia muito comum e também uma das principais causas das quedas no idoso. Segundo o Prof. Doutor Herman Kingma professor de Vestibulogia Clínica no Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço, da Universidade de Maastricht, Holanda, poderão ser várias as abordagens de tratamento desta patologia, entre as quais o uso de um balance belt, um dispositivo composto por pequenos vibradores e um sensor de vibração, que pode ser ajustado a cada pessoa, e que pode melhorar substancialmente a sua qualidade de vida. Mas, a grande inovação nesta área é o implante vestibular desenvolvido por uma equipa de cientistas de Genebra-Maastricht, liderada pelo especialista.

04 Out. 2018

O 1.º Congresso Internacional Online da Terapia da Fala chega já nos dias 24 e 25 de outubro. Um evento que contará com mais de 300 horas de conteúdo qualificado, 100% online, gratuito e que irá reunir cerca de 20 palestrantes, de referência nacional e internacional.

13 Set. 2018

Está agendada para dias 26 e 27 de outubro a IX Reunião de Vertigem, organizada pelo Hospital dos Lusíadas Porto. O Curso é dirigido a especialistas e internos de Otorrinolaringologia e Neurologia, audiologistas e fisioterapeutas.

22 Jun. 2018

A Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) promoveu, no dia 20 de abril, uma Masterclass de Vertigem para Medicina Geral e Familiar (MGF) no Hospital Lusíadas Lisboa (HLL). Com o objetivo de promover a formação da MGF nesta área, os participantes da reunião tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Serviço de Otorrinolaringologia do HLL e pôr em prática algumas das técnicas revistas na parte teórica da Masterclass, auxiliados pelos mais reputados especialistas da Otoneurologia.

12 Jun. 2018

Nos dias 25 e 26 de maio, Peniche acolheu o Congresso Anual organizado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO). Em entrevista, a Dr.ª Isabel Luzeiro, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, destaca a importância da "colaboração entre a Neurologia e a Otorrinolaringologia", para um correto diagnóstico e tratamento do doente.

12 Jun. 2018

Coube ao Prof. Doutor David Zee, neurologista no Johns Hopkins Hospital, abordar na edição de 2018 do Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (OTONEURO) o tema "Basics Oculomotor and Vestibular Physiology: Applications to the Bedside Exam". Ao My Otorrino, o especialista destaca o papel do médico, o profissional que traz o melhor diagnóstico ao doente, apesar de valorizar também as novas tecnologias.

12 Jun. 2018

Debater "dificuldades da prática clínica" dos otoneurologistas foi o objetivo da mesa-redonda dedicada à enxaqueca Vestibular, no âmbito do Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) 2018 (OTONEURO 2018). Em entrevista, a Dr.ª Sandra Costa, do Centro de Otorrinolaringologia de Coimbra, destaca a importância de não "compartimentar" a doença de ménière e a migrânea vestibular.

12 Jun. 2018

Um dos assuntos em cima da mesa no decorrer do Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) 2018 (OTONEURO 2018) relacionou-se com a doença de ménière. Segundo a Dr.ª Margarida Amorim, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, esta patologia difere da migrânea vestibular, distinção que pode ser constatada a partir de duas ferramentas. Assista ao vídeo da entrevista. 

12 Jun. 2018

 Entre 25 a 26 de maio, Peniche acolheu o Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) 2018 (OTONEURO 2018). Em entrevista ao My Otorrino, o Dr. Carlos Andrade do Hospital de Santo António, no Porto, destaca a importância do tratamento da enxaqueca vestibular, apesar de existir ainda pouco conhecimento em relação à terapêutica.

 

07 Jun. 2018

A edição de 2018 do Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (OTONEURO 2018) contou com a participação de três reputados especialistas internacionais. Uma presença que traz uma mais-valia aos dois dias de discussão sobre os temas mais atuais da Otoneurologia, como afirma a Dr.ª Maria Manuel Henriques em entrevista.

Newsletter

Opinião

Rastreio auditivo neonatal universal: desafios para o futuro
Dr.ª Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de ORL do Centro Hospitalar Baixo Vouga

PUB

Apoio

Mylan