Atualidade

21 Jun. 2024

Um estudo multicêntrico prospetivo e uma análise STROBE está publicado American Journal of Otolaryngology, comparando os resultados a longo prazo de três métodos de turbinoplastia submucosa em relação à eficácia e estabilidade no tratamento dos distúrbios respiratórios.

21 Jun. 2024

Através de uma avaliação preliminar da terapia biológica para rinossinusite crónica com polipose nasal (RSCcPN), uma equipa internacional procurou saber se algoritmos de inteligência artificial (IA) generativa pré-treinada, à semelhança de o Chat-GPT, ser fiáveis no processamento e análise de artigos, de forma a facilitar a síntese e a elaboração de protocolos de tomada de decisão terapêutica. O estudo encontra-se publicado European Archives of Oto-Rhino-Laryngology.

07 Jun. 2024

A otite média aguda (OMA) é uma das infeções mais comuns em idade pediátrica, sendo motivo frequente da necessidade de utilização de antibióticos. As bactérias que produzem beta-lactamase são uma causa cada vez mais frequente de OMA e podem ser resistentes ao standard of care. Investigadores americanos publicaram, no Journal of the Pediatric Infectious Diseases Society, um estudo com os outcomes das crianças tratadas com fármaco recomendado para a OMA e avaliar se os resultados variam consoante o agente patogénico infetante ou a produção de beta-lactamase.

07 Jun. 2024

Na Acta Médica Portuguesa encontra-se publicada a adaptação e validação para português europeu do Auditory Performance Categories-II e da Infant-Toddler Meaningful Auditory Integration Scale para crianças com implante coclear, realizada por especialistas do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Egas Moniz, ULS de Lisboa Ocidental, NOVA Medical School e Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. 

03 maio 2024

A edição de maio de 2024 (Volume 138, Número 5) da revista científica The Journal of Laryngology and Otology (JLO) já está disponível na página Cambridge Core.

03 maio 2024

“Quality Standard for Rehabilitation of Young Deaf Children Receiving Cochlear Implants” assim se intitula o artigo publicado na revista científica Medicina, no qual participaram investigadores portugueses. Isabel Monteiro Costa, Maria Assunção Matos e João Canossa Dias, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. A equipa multicêntrica teve como objetivo de pensar e definir critérios de reabilitação e acompanhamento destas crianças e família e respetiva avaliação.

19 Abr. 2024

Vânia Caldeira, especialista em Medicina do sono, alertou para os impactos da apneia do sono na Saúde, pois está ligada a riscos cardiovasculares, cerebrovasculares e metabólicos, e lembrou que a taxa de subdiagnóstico ronda os 80 %.

19 Abr. 2024

André da Silva Freire foi premiado no Concurso Internacional de Invenção Infantil "IDEASforEARS", uma competição mundial organizada pela MED-EL, líder em soluções de implantes auditivos, que pretende aumentar a consciencialização sobre a perda auditiva e, ao mesmo tempo, incentivar crianças entre os 6 e os 12 anos a criar invenções que melhorem a vida de pessoas com problemas auditivos. Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria.

05 Abr. 2024

José Marques dos Santos, atual presidente da SPORL-CCP, realizou as suas provas de doutoramento na Universidade Autónoma de Madrid, com a tese “Ganancia auditiva, biocompatibilidad y extrusión de próteses de titânio en la reconstrucción quirúrgica del oído medio".

03 Abr. 2024

O tratamento direcionado à interleucina-5 (IL-5), aprovado pelas autoridades europeias (EMA) no tratamento de quatro doenças eosinofílicas, mepolizumabrecebeu a aprovação da sua comparticipação, pelo INFARMED, em Portugal para o tratamento da rinossinusite crónica com pólipos nasais.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

Viatris