Atualidade

22 maio 2020

Até agora, apenas a febre e a tosse eram fatores determinantes para as pessoas se auto isolarem, de forma a evitar o contágio do novo coronavírus. No entanto, vários especialistas já vinham alertado, há umas semanas, que mais sintomas deveriam ser reconhecidos e agora, a falta de olfato ao paladar foram adicionados à lista. A revisão foi feita depois de vários consultores científicos terem pedido ao governo do Reino Unido para atualizar os conselhos. Em Portugal, o Dr. João Bacelar, presidente da Comissão de Rinologia da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia, afirma que é importante estar atento a estes novos sintomas, que podem passar despercebidos.

08 maio 2020

O Colégio de Otorrinolaringologia da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) emitiram, no dia 20 de março, uma série de recomendações dirigidas aos otorrinolaringologistas para a sua prática no período de pandemia COVID-19. Este documento foi atualizado pelas duas entidades e “tem por propósito sublinhar aspetos que são importantes para a proteção dos profissionais a propósito da máscara respiradora auto filtrante FFP2”.

08 maio 2020

A Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) emitiu uma série de recomendações sobre a abordagem do doente do foro otorrinolaringológico após a cessação do estado de emergência. Saiba que recomendações foram anunciadas pela Sociedade.

24 Abr. 2020

O serviço de urgência de Otorrinolaringologia do Hospital de Egas Moniz desenvolveu um documento sobre a abordagem mais segura da epistaxe. Sendo que o sangramento proveniente da mucosa nasal pode ser uma fácil fonte de contágio no novo coronavírus, o documento tem como principal intuito garantir a segurança quer do doente, quer dos profissionais de saúde.

09 Abr. 2020

Foram emitidas novas recomendações pela Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) relativamente aos procedimentos endoscópicos em Otorrinolaringologia. Os conselhos são dados “face ao desafio clínico que representa atualmente a infeção por SARS-Cov-2, e sabendo que a Otorrinolaringologia é das especialidades que apresenta maior risco de exposição pela proximidade das áreas anatómicas que albergam focos de multiplicação ativa”.

09 Abr. 2020

O Dia Mundial da Voz assinala-se já no próximo dia 16 de abril e é celebrado, desde 2002, a nível mundial com o objetivo de relembrar a importância da voz no contexto pessoal e social, bem como da sua proteção de modo a prevenir doenças associadas. A Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) relembra que “este instrumento tão valioso não tem, muitas vezes, a atenção que merece”.

27 Mar. 2020

A Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) emitiu um alerta a todos os profissionais de saúde sobre a possibilidade da associação entre a anosmia e os sintomas de covid-19, podendo “a anosmia ou a hiposmia ser o único sintoma do vírus, e não raras vezes a sua manifestação clínica inicial”.

27 Mar. 2020

Face ao risco de disseminação populacional do novo coronavírus em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) emite recomendações para a realização de traqueotomia em doente com covid-19. Leia as recomendações.

10 Jan. 2020

O Hospital CUF Porto e o Hospital D. Estefânia, em Lisboa, estão a participar no projeto europeu GHELP ao lado de mais seis entidades francesas e espanholas ligadas às áreas da saúde e investigação. Esta iniciativa pretende mapear as alterações genéticas ligadas à surdez infantil no Sudoeste da Europa.

27 Dez. 2019

A propósito da apresentação do Orçamento de Estado do Governo, a Associação Portuguesa de Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) chama à atenção de que a contribuição extraordinária de 1,5% a 4% a aplicar aos dispositivos médicos em 2020 incluída na proposta coloca em causa a prestação de Cuidados de Saúde aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), podendo levar ao encerramento de várias entidades.

Newsletter

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Mylan