Atualidade

08 Out. 2021

As células epiteliais formam o revestimento da maioria das superfícies internas e externas do corpo humano. O artigo “Does the epithelial barrier hypothesis explain the increase in allergy, autoimmunity and other chronic conditions?” publicado este ano na Nature Reviews Immunologys introduz uma "teoria de barreira epitelial" detalhada, que propõe que a disfunção das barreiras epiteliais através de agentes nocivos ligados à industrialização, urbanização e vida moderna está subjacente ao aumento das doenças alérgicas, autoimunes e outras doenças crónicas. Além disso, o artigo aborda como as respostas imunitárias aos desequilíbrios da microbiota que extravasam a barreira epitelial lesada do intestino podem estar envolvidas no desenvolvimento destas doenças.

24 Set. 2021

No âmbito da 9.ª Semana de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço – Make Sense Campaign, uma iniciativa internacional, liderada em Portugal pelo Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), foi quantificado o impacto do diagnóstico e tratamento no bem-estar dos sobreviventes de 12 países, Portugal incluído. Por cá, 56% afirma que o diagnóstico teve um impacto fortemente negativo no seu bem-estar emocional pós-tratamento.

10 Set. 2021

Um conjunto de especialistas uniu esforços para desenvolver uma vacina em spray nasal contra a COVID-19. De acordo com um artigo publicado pela National Geographic, vários estudos já revelaram a sua eficácia em alguns animais, incluindo primatas. Os especialistas acreditam ainda que este tipo de vacinas, em comparação com as injeções, oferece melhor proteção, já que é através da via em que o vírus entra no corpo humano: "Faz diferença na resposta imunitária".

10 Set. 2021

Um teste baseado de saliva desenvolvido pela Natick pode detetar o cancro da cabeça e pescoço, relacionado com o HPV, permitindo um diagnóstico precoce dos doentes.

10 Set. 2021

Vários especialistas europeus foram os primeiros a tratar tumores de cabeça e pescoço com a tecnologia avançada de radiocirurgia giroscópica ZAP-X. Estes especialistas destacam que o uso do ZAP-X, por não exigir internamento hospitalar, permitirá um aumento no número de doentes com tumores de cabeça e pescoço tratados com radiocirurgia, sendo unânimes em afirmar que se trata da terapia de radiocirurgia mais especializada de hoje.

13 Ago. 2021

Uma equipa da Penn State University analisou 22 estudos que incluíram mais de 42 mil pacientes em todo o mundo. A investigação revela que as pessoas com apneia obstrutiva do sono tinham um risco maior de morrer repentinamente e o risco aumentava com a idade dos pacientes.

13 Ago. 2021

A Associação Portuguesa de Limitados da Voz (APL Voz) é uma instituição que atua ao nível do apoio permanente a doentes com cancro da laringe que, devido à extirpação cirúrgica das cordas vocais, se depararam com uma limitação na comunicação oral.

13 Ago. 2021

Um conjunto de especialistas uniu esforços para desenvolver uma vacina em spray nasal contra a COVID-19. De acordo com um artigo publicado pela National Geographic, vários estudos já revelaram a sua eficácia em alguns animais, incluindo primatas. Os especialistas acreditam ainda que este tipo de vacinas, em comparação com as injeções, oferece melhor proteção, já que é através da via em que o vírus entra no corpo humano: "Faz diferença na resposta imunitária".

30 Jul. 2021

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) alerta para a importância do diagnóstico precoce do cancro de cabeça e pescoço para aumentar as taxas cura do tratamento desta doença.

30 Jul. 2021

"O cancro de cabeça e pescoço é o sétimo tumor maligno mais comum em todo o mundo, com 890 mil novos casos e cerca de meio milhão de mortes por ano", explica o Prof. Doutor Raúl Duarte, coordenador de Cirurgia Maxilo-Facial no Hospital CUF Tejo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Viatris