Entrevistas
O Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia - OTONEURO 2023 ocorre a 13 e 14 de outubro, no Meliá Ria Hotel, em Aveiro. A presidente da APO, Dr.ª Sandra Costa, conta à My Otorrino os principais destaques que esta edição apresenta aos otoneurologistas e partilha as expectativas do evento, que representa o maior marco no calendário da especialidade.
A Prof.ª Doutora Cristina Caroça, otorrinolaringologista no Hospital CUF Tejo, é membro da Comissão Científica do ciclo de reuniões e cursos práticos “ABC do Otorrino na Criança e no Adulto” e explica, em entrevista, em que consiste a iniciativa.
O 70.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço acolhe as diferentes subespecialidades no seu programa. A Otoneurologia marcou presença em vários momentos da reunião, e a Dr.ª Sandra Costa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), transmite os seus destaques, em entrevista.
O Prof. Doutor João Paço foi o presidente de honra do 70.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Em entrevista, o especialista conta as emoções sentidas com a homenagem.
O Prof. Doutor Eurico Monteiro foi responsável por moderar uma mesa redonda sobre o estado da arte da cirurgia de cabeça e pescoço, que tomou lugar no 70.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP). O especialista do Hospital CUF Porto explica as principais dificuldades que subespecialidade atravessa atualmente.
O Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, recebeu o 70.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP). O presidente, Dr. José Marques dos Santos, traça o balanço do evento e carateriza o estado da especialidade em Portugal.
“Conseguimos levar a bom porto este projeto, que correu muito bem e do qual estou muito orgulhoso.” Palavras do Dr. Rosmaninho Seabra, coordenador do International Vertigo Meeting, que recebeu especialistas de Otoneurologia nacionais e internacionais para dois dias de muita partilha de conhecimentos e experiências. Veja o balanço.
“Estamos perante um futuro mais promissor para os nossos doentes e isso é o mais importante.” Quem o afirma é a Dr.ª Leonor Ribeiro, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, no papel de moderadora da sessão sobre cancro da cabeça e pescoço nos Encontros da Primavera. A especialista destaca os principais aspetos abordados sobre a doença localmente avançada, a doença oligometastática e na sequenciação terapêutica. Assista ao vídeo.
A docente e investigadora Prof.ª Doutora Inês Araújo, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, apresenta o resultado da sua investigação que envolveu uma amostra de indivíduos com perda auditiva severa a profunda, submetidos a cirurgia de implante coclear, tendo ficado demonstrado que a cirurgia de implante coclear tem impacto no equilíbrio/sintomas de vertigem. As conclusões estão descritas no livro que será lançado pela ESTESC- IPC e enquadra-se na coleção “Ciência, Saúde, Inovação – Teses de Doutoramento”. Veja a entrevista à autora.
A XV Reunião de Inverno da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) vai revisitar um assunto capital, que é a “Vertigem na Infância”. A presidente da APO, Dr.ª Sandra Costa, justifica a escolha do tema e explica a importância deste evento, com participação por convite.