Entrevistas

Disfunções temporomandibulares em crianças: “Deve-se prestar atenção à pressão exercida com os maxilares”
David Ângelo
17 maio 2024

Liderada por David Ângelo, médico cirurgião, uma equipa portuguesa de profissionais de saúde realizou, entre 2019 e 2023, um estudo prospetivo para investigar a eficácia e segurança de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas da articulação temporomandibular (ATM) em idade pediátrica. O estudo foi apresentado no congresso anual da Sociedade Americana de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular. “Os pais e cuidadores devem prestar atenção à pressão que os filhos exercem com os maxilares. Se estes estiverem sempre a “apertar” os dentes durante o dia e a queixarem-se de dores de cabeça, ou de tensão na zona do pescoço – normalmente é o início do quadro clínico”, reflete o especialista. Leia a entrevista.

Cancro da cabeça e pescoço avançado: a importância da personalização e avaliação dos doentes
Inês Leão
03 maio 2024

Na sessão dedicada a cancro da cabeça e pescoço que se realizou nos Encontros da Primavera, Inês Leão, da ULS de Gaia e Espinho, conversou com a News Farma. A especialista referiu que a sua sessão se focou na análise e apresentação de dados para a escolha “do melhor timing para iniciar a imunoterapia em doentes com cancro da cabeça e pescoço avançado”. Veja o vídeo.

Jornadas de ORL Hospital CUF Descobertas: "Temas de grande atualidade prática, numa perspetiva multidisciplinar"
José Saraiva
19 Abr. 2024

A CUF Academic Center coloca, em maio, a Otorrinolaringologia no centro da discussão, com as Jornadas de ORL do Hospital CUF Descobertas. José Saraiva, coordenador do Centro de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Descobertas, traça a antevisão da reunião e convida os pares à participação ativa, em entrevista.

"Este formato dinâmico é uma oportunidade única para beber do mais recente conhecimento em Otoneurologia"
António Andrade
22 Mar. 2024

António Andrade é interno de Otorrinolaringologia no Hospital de São João, no Porto, e aproveitou o Dia da Vertigem da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) para aprofundar os seus conhecimentos numa área que o entusiasma. Em entrevista, partilha a importância deste dia para todos os que pretendem absorver da experiência inequívoca de Herman Kingma, especialista internacional que protagoniza as palestras da reunião.

A importância da revisão e atualização de conhecimentos em vertigem
Herman Kingma
21 Mar. 2024

Herman Kingma é protagonista assíduo do Dia da Vertigem, evento formativo organizado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), e foi mais uma vez responsável por presentear uma sala cheia com a sua partilha de conhecimentos e experiências. O especialista da Maastricht University partilha, em entrevista, a importância de todos os anos marcar presença na reunião e realizar uma atualização dos conteúdos, dada a evolução contínua dos desafios inerentes à prática clínica.

Dia da Vertigem: um sucesso crescente que representa a missão de formação da APO
Sandra Costa & Maria Manuel Henriques
21 Mar. 2024

O Arribas Sintra Hotel foi palco de mais uma edição do Dia da Vertigem, um momento formativo que é já tradição no calendário da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO). Em tom de balanço, a News Farma conversou com a presidente Sandra Costa e com a vice-presidente Maria Manuel Henriques, que, em conjunto, explicam de que forma esta reunião se enquadra nos objetivos formativos da APO e a importância do evento para a comunidade médica da especialidade.

Perda de audição: “Felizmente, temos ao nosso dispor uma panóplia de intervenções adaptadas às suas causas”
Luísa Monteiro
07 Mar. 2024

A propósito do Dia Mundial da Audição, assinalado a 3 de março, Luísa Monteiro, especialista em Otorrinolaringologia no Hospital Lusíadas, em Lisboa, conversou com a News Farma sobre os maiores desafios no tratamento de pessoas que apresentem sinais de perda auditiva. Além disso, a especialista abordou de que forma pode ser promovida a literacia da população sobre o tema e o caminho que tem sido feito no sentido de obter uma reabilitação auditiva eficaz, dos casos mais simples aos mais complexos. Assista à entrevista.

Melhoria funcional com matrizes dérmicas no carcinoma pavimento celular oral
Dr. Henrique Messias
30 Nov. 2023

O Dr. Henrique Messias, do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, concedeu uma entrevista sobre a sua palestra intitulada “Matrizes dérmicas para regeneração da mucosa em glossectomias para carcinoma pavimentocelular: Avaliação funcional objetiva e subjetiva", no 13.º Simpósio Nacional Cancro da Cabeça e Pescoço. Assista ao depoimento em vídeo.

Congresso Otoneuro 2023: “Uma homenagem extremamente sentida e bonita”
Dr. Rosmaninho Seabra
16 Nov. 2023

O Dr. Rosmaninho Seabra foi o presidente de honra do Congresso Otoneuro 2023, sobre a qual agradece a homenagem: “Aproveitei as oportunidades e as circunstâncias que me foram dadas. Tenho de agradecer à vida, às pessoas, a quem me apoiou desde o primeiro dia. Sinto-me muito orgulhoso por todos os objetivos que conseguimos alcançar.” Veja a entrevista.

Otólitos Ocidentais: os vencedores das Olimpíadas da Otoneurologia
Drs. Pedro Pires Branco, Filipe Correia, Catarina Morais, Joana Guincho e Luís Baptista
16 Nov. 2023

“Estas Olimpíadas da Otoneurologia são uma ótima iniciativa, porque não só nos estimula a ter mais conhecimento teórico sobre esta área, mas ajuda também a fomentar o espírito de equipa.” Palavras da equipa Otólitos Ocidentais, os vencedores de mais uma edição das Olimpíadas, no Congresso Otoneuro 2023. Veja a entrevista e o depoimento da equipa, composta por quatro internos e um especialista, os Drs. Pedro Pires Branco, Filipe Correia, Catarina Morais, Joana Guincho e Luís Baptista.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

Viatris