Entrevistas

Hospital de Braga promove Curso Teórico-Prático de Audiologia
Filipa Duarte
15 Mar. 2019

O serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga organiza a 29 e 30 de março, o Curso Teórico-Prático de Audiologia nos auditórios do Hospital de Braga. A reunião, que conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, pretende que os participantes adquiram conhecimentos sobre a abordagem diagnóstica da surdez e a sua reabilitação protésica e cirúrgica. O Dr. Luís Dias, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) do Hospital de Braga, destaca a importância deste tipo de iniciativas para a prática clínica.

Academia CUF promove 1.ª Reunião centrada no tratamento das patologias orbitárias
Dr.ª Ana Duarte
22 Fev. 2019

A Academia CUF promove no próximo dia 13 de abril a 1.ª Reunião Clínica Patologia e Cirurgia Orbitária. O evento, destinado essencialmente a especialistas de Oftalmologia, Cirurgia Maxilo-facial, Neurocirurgia e Otorrinolaringologia, pretende fazer a ponte entre as várias especialidades envolvidas no tratamento das patologias orbitárias. Em entrevista ao My Otorrino, a Dr.ª Ana Duarte, coordenadora da reunião, avalia as expetativas e objetivos da iniciativa.

II Curso Básico de Vertigem procurou contribuir para uma “referenciação hospitalar mais criteriosa e eficaz”
Dr. Daniel Miranda, assistente hospitalar de ORL, Hospital de Braga
29 Nov. 2018

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga organizou, a 22 de setembro, o II Curso Básico de Vertigem. Destinado essencialmente aos médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), o curso pretendeu familiarizar estes profissionais com a vertigem e as perturbações do equilíbrio, “de modo a contribuir para uma referenciação hospitalar mais criteriosa e eficaz”. Em entrevista ao My Otorrino, o Dr. Daniel Miranda, assistente hospitalar de Otorrinolaringologia (ORL) do Hospital de Braga, faz um balanço da formação.

“Novos avanços e técnicas para o estudo, diagnóstico e tratamento da vertigem” em análise na IX Reunião de Vertigem
Dr. José Rosmaninho Seabra
19 Out. 2018

É já nos próximos dias 26 e 27 de outubro, que o Hospital Lusíadas Porto organiza e acolhe mais uma edição da Reunião de Vertigem. Em entrevista ao My Otorrino, o coordenador do encontro, Dr. José Rosmaninho Seabra, explica que, à semelhança de anos anteriores, o programa integra “a divulgação de novos avanços e novas técnicas para o estudo, diagnóstico e tratamento da vertigem de um ponto de vista muito prático”, contando com a presença de vários especialistas internacionais de renome.

Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço assinala 6.ª edição da Campanha Make Sense
Dr.ª Ana Joaquim, Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
21 Set. 2018

Com o objetivo de consciencializar a população para a problemática do cancro de cabeça e pescoço e melhorar os resultados clínicos alcançados pelos doentes, a European Head and Neck Society (EHNS) criou a campanha Make Sense. Este ano marca a sua 6.ª edição, que começou no dia 17 de setembro, segunda-feira, e termina hoje. No âmbito da iniciativa, a Dr.ª Ana Joaquim explica ao My Otorrino o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área pelo Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, destacando o importante "trabalho junto dos decisores políticos" e dos clínicos, além do incentivo à investigação. 

 

“Rhinoplasty and Face 2018” junta reputados especialistas no Porto para apresentar atualizações na área
Dr.ª Lídia Guimarães, chairman do “Rhinoplasty and Face 2018”
07 Set. 2018

Dias 21 e 22 de setembro, o encontro “Rhinoplasty and Face 2018”, promovido pela Academia CUF, reúne no Porto os mais variados especialistas de renome mundial da área. O objetivo será apresentar e partilhar experiências, inovações, técnicas e case studies, assim como novas perspetivas sobre a evolução cirúrgica em Rinoplastia e Face. Uma oportunidade única de atualizar know how e conhecimentos. A Dr.ª Lídia Guimarães, chairman do encontro, antecipa os trabalhos.

Reabilitação oral dos doentes com cancro de cabeça e pescoço pelo SNS ainda não é uma realidade
Dr.ª Ana Castro, presidente do GECCP
26 Jul. 2018

Apesar de ter sido publicada há dois anos uma portaria que contempla que a reabilitação oral dos doentes com cancro de cabeça e pescoço seja feita no Serviço Nacional de Saúde (SNS), “continuamos a aguardar por parte da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a forma de operacionalizar este programa para que os doentes possam ter acesso a próteses dentárias”. Quem o afirma é a Dr.ª Ana Castro, presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), que, antecipando o Dia Mundial desta doença (27 julho), relembra os principais fatores de risco associados a este tipo de cancro, bem como a importância do diagnóstico precoce.

Médico português nomeado membro do Junior Members Board da Sociedade Europeia de Rinologia
Dr. Tiago Soares Santos, assistente hospitalar de ORL do CHEDV
26 Jul. 2018

O Dr. Tiago Soares Santos, assistente hospitalar de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), foi recentemente nomeado membro do Junior Members Board da Sociedade Europeia de Rinologia.  Em entrevista ao My Otorrino, o especialista explica no que consiste este board e avança quais serão as suas responsabilidades nesta nova função.

Hospital Lusíadas Lisboa cria Centro de Educação, Ensino e Investigação
Prof. Doutor Victor Gil
21 Jun. 2018

O Hospital Lusíadas Lisboa criou recentemente o Centro de Educação, Ensino e Investigação (CEEI), órgão que simboliza a aposta da instituição na atualização permanente dos seus serviços, na inovação e na formação das gerações futuras. O CEEI é presidido pelo Prof. Doutor Victor Gil, que aproveitou a Masterclass de Vertigem para Medicina Geral e Familiar (MGF), promovida no dia 20 de abril pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) no Hospital, para divulgar junto dos presentes os objetivos deste Centro. Assista ao vídeo da entrevista.

Tornar a Otoneurologia uma subespecialidade é desígnio da APO
Dr.ª Conceição Monteiro
07 Jun. 2018

Reforçar a formação contínua dos médicos que se dedicam à Otoneurologia é o principal objetivo do Congresso Anual organizado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO). Para além dos assuntos científicos, o processo de certificação da Otoneurologia como subespecialidade foi um importante tema debatido entre os presentes, conforme explica em entrevista a presidente da APO, Dr.ª Conceição Monteiro, reforçando a sua ambição em concretizar este objetivo. Assista ao vídeo.

Newsletter

Opinião

Rastreio auditivo neonatal universal: desafios para o futuro
Dr.ª Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de ORL do Centro Hospitalar Baixo Vouga

PUB

Apoio

Mylan